Golden Retriever


O perfil amigável, brincalhão e natureza altamente treinável são características marcantes dessa raça de cachorro.

Elegante, de temperamento equilibrado, o Golden retriever é um excelente cão de companhia e de caça de animais selvagens de pequeno porte e aves aquáticas.

Extremamente inteligente e amigo, facilmente treinável, é utilizado na função de cão guia e resgate.

Entre as principais características físicas do Golden retriever está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão.

Padrão

País de Origem Grã-Bretanha
Nome de Origem Golden Retriever
Ultilização Cão de caça
Expectativa de vida 10 a 12 anos
Inteligência 4 º no ranking
Machos Fêmeas
Altura da cernelha 58-61 Cm 55-57 Cm
Peso 29-34 Kg 25-30 Kg


História do golden retriever

A origem do Golden retriever monta de 1800 nas terras altas da Escócia. Em 1865, onde Dudley Marjoribanks (mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth) comprou o único filhote amarelo de uma ninhada de pretos retrievers Wavy-Coated e levou-o à sua propriedade em Guisacham no fito de participar de seu canil de cachorros esportivos.

Marjoribanks estava profundamente interessado na criação de gado de qualidade, bem como cães. Seu interesse em retrievers surgiu a partir do desejo pessoal de desenvolver um excelente retriever adaptado ao clima escocês, terreno e tipo de jogo disponíveis. Em 1868 e 1871, cruzamentos do seu cão com uma cadela da raça Tweed Water Spaniel (raça já extinta), resultou em vários filhotes amarelos que se tornaram a base de uma linha diferenciada de retrievers amarelos.

Descendentes desta ninhada foram combinados com retrievers de pelos onduladas, com Tweed Water Spaniel e setter vermelho, mantendo sempre os filhotes amarelos (e alguns pretos) para continuar sua linhagem.

Quando da chegada do automóvel, continuou como cão de carruagem dos bombeiros, ainda puxada a cavalos, tornando-se um símbolo dos bombeiros nos Estados Unidos.

O cachorro da raça Golden retriever fez sua primeira aparição em exposições caninas em 1906, tendo sido reconhecida oficialmente pelo The Kennel Club em 1911 nomeado “Retriever-amarelo ou Ouro” e, finalmente, “Retriever-Ouro” em 1920. Os primeiros Golden retrievers haviam chegado ao Canadá e aos EUA alguns anos antes de seu reconhecimento oficial pelo Kennel Club, tendo sido reconhecido pelo American Kennel Club em 1932.

Desde o surgimento da raça, o Golden retriever tem sido um excelente trabalhador. Sua habilidade, calma e seu comportamento sensato ganhou devotos em diversas áreas de atuação. Os traços físicos e mentais tornam o Golden retriever um companheiro de caça útil, também cabem-lhe para as atividades modernas, dentre elas a obediência concorrente, em exposição de cães, na atividade de guia de cegos e cães de assistência além de cães de busca e salvamento, dentre outras atividades.

Temperamento do golden retriever

O Golden retriever é um hábil caçador, muito obediente, calmo e fácil de treinar, fazendo dele um excelente cão de trabalho, sendo utilizado para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalhar na função de cão policial e resgate.

Seu maravilhoso temperamento e graciosidade, cativa todos da família, com seu modo meigo , amoroso e amigo.

Por ser um retriever, é bastante habilidoso para buscar objeto, e adora buscar uma bolinha de tênis ou outro objeto qualquer quando é arremessado pelo dono e ordenado a buscar e o entregar.

O Golden retriever é tranqüilo e recebe bem as visitas da casa, sendo bastante sociável.

Sendo cachorro ativo, adora atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas, brincadeiras e até um mergulho na piscina, sendo um excelente nadador. Apesar disso os freqüentes banhos de piscina devem ser evitados.

Cuidados com a saúde do golden retriever

O Golden retriever possui pelagem densa e macia, devendo ser escovado duas vezes por semana, não só para retirada dos pelos mortos, mas também a retirada de nós.

O Golden retriever possui um subpêlo que é difícil de secar podendo ser destruído pelo excesso de banhos. Além disso, a umidade acumulada junto à pele é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias que atacam a derme do animal e causam, ainda por cima, mau cheiro. Desta forma ele deve tomar banho somente quando estiver sujo, em intervalos não menores que 15 dias. Um forma de mantê-lo limpo é lavar as patas com água sem sabão e dar uma boa escovada no pelo com escova específica.

O Golden retriever é uma raça esportiva e, desta forma, precisa se exercitar. Quando estiver completamente crescido, as corridas ao lado do dono, brincadeiras com outros cachorros e atividades mais intensas farão muito bem a ele.

Comentários

Leave a Reply

Or

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>