Pastor Alemão


Pastor-Alemão


Possivelmente a raça mais popular em todo o mundo, o Pastor alemão é sem dúvida nenhuma, um dos cães mais completos. Possui extraordinárias qualidades anatômicas e psicológicas unidas a um empenho sobrecomum em cumprir suas tarefas. Tais características faz do Pastor alemão um dos cães mais versátil de todos, apto a desempenhar qualquer tipo de tarefas . Ágil e rápido na sua aprendizagem, tenaz e destemido no seu desempenho, com uma alta capacidade de resolução que lhe é própria diante das diversas situações, inteligente, e fiel dando a vida (literalmente) pelo seu dono. Muito bonito, elegante, dotado de grande elasticidade e maleabilidade; forte, robusto e rústico; carinhoso e atento é também o maior cúmplice das nas brincadeiras com as crianças.

Muito versátil, pode ser visto atuando como cão guia de cegos, em ações de busca e salvamento, cão de avalanches, farejador de drogas, para guarda e defesa no pastoreio.

Teve como critério de seleção a capacidade para guardar, mas hoje é graças ao seu apego aos donos que tem um lugar marcado em milhares de lares do nosso País.

Padrão

País de Origem Alemanha
Nome de Origem Deutscher Schäferhund
Ultilização Pastoreio e Guarda
Expectativa de vida 9 a 13 anos
Inteligência 3º no ranking
Machos Fêmeas
Altura da cernelha 60-65 Cm 55-60 Cm
Peso 30-40 Kg 22-32 Kg


Originário da Alemanha, seu nome deriva do termo “Deutscher Schäferhund”dado pelo capitão de cavalaria Max von Stephanitz, fundador do Verein für Deutsche Shäferhunde S.V. (clube Alemão da raça) em 1899 data esta em que fora estabelecido o padrão oficial da raça mantendo-se este até aos nossos dias com algumas mudanças ligeiras. No final do século XIX, ocorreram na Alemanha cruzamentos com matrizes de cães de pastoreio nas regiões de Württemberg, Turingia e Sajonias, com o intuito de eliminar os defeitos fixando as virtudes de cada uma das variedades existentes visando criar um cão de utilidade altamente qualificado, que se destacasse por sua coragem, atletismo e inteligência. Em seguida foram aperfeiçoadas suas qualidades de companheiro e guarda, face sua grande coragem.

Durante a 1ª Guerra Mundial foi amplamente utilizado. Tidos como mensaleiros, batedores e carregadores, foram utilizados pelos soldados alemãs. Com o fim da Guerra, foram levados por soldados de exércitos inimigos para a Inglaterra e estados Unidos.

Popularizado nos Estados Unidos e Reino Unido, tornou-se ainda mais conhecido quando figurou em produções do cinema e TV como Rin-Tin-Tin e Strongheart.

a

De caráter equilibrado e grande instinto de combate, o temperamento do Pastor alemão evidencia também grande Inteligência e extrema coragem e fidelidade ao dono.

O pastor alemão é um cachorro inteligente, alegre, dócil e altamente treinável. Possui boa adaptação a mudanças e grande potencial para resolver complexos problemas, por isso é o preferido como guia de cegos, dentre outros serviços.

Como necessita de espaço para se exercitar, não é recomendável para pequenos ambientes, salvo se seu dono puder levá-lo diariamente para longos passeios.

Contudo resta realçar de dentre todas as características, aquela que se apresenta como sendo a mais simples, por assim dizer, é aquela que quase nunca nos “lembramos” de assinalar: a do Pastor Alemão enquanto “cão de família”.

Sua maravilhosa capacidade em partilhar conosco cada momento, adaptando-se aos nossos desejos, adivinhador das nossas mudanças de espírito e de humor, devoto na entrega e leal com todos e com cada um dos membros da família com a qual convive, nos faz acreditar e parecer que até é “mais um elemento dessa mesma família”, sempre disposto a demonstrar o seu afeto, apaixonado pelos seus donos.

Para muitos, portanto o Pastor alemão é um cão “feiticeiro” capaz de deslumbrar pela sua aparência, de maravilhar-nos pelo seu movimento, de cativar pela sua inteligência, de comover com a sua lealdade e amizade, de emocionar com as suas reações, de demonstrar uma inusitada inteligência, e de recompensar sobejamente uns resquícios de carinho que lhe são dados.

O Pastor alemão é uma das poucas, senão a única, em que se investe continuamente no controle da displasia coxo semural e de cotovelo bem como no controle de temperamento estanque.

O pelo do pastor alemão deve ser escovado pelo menos duas vezes na semana, com escovas metálicas para retirada dos pelos mortos. O banho por sua vez, só deve ser dado quando o cachorro estiver sujo, em intervalos quinzenais, devendo-se ter o cuidado para que fique bem seco para evitar a formação de fungos.

Outro cuidado fundamental para a saúde e bom crescimento do seu cachorro é administração das vacinas que previnem as doenças infecto contagiosas, não se podendo ainda esquecer do controle regular das verminoses e a higienização e retirada de hóspedes pouco bem vindos como pulgas e carrapatos.

Comentários

Leave a Reply

Or

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>